TP50 estreia “Gala Gala Matreco”, musical com texto de Mia Couto
21 de Maio de 2025Cultura
O grupo TP50 volta aos palcos com um novo espectáculo musical: Gala Gala Matreco. A peça será apresentada no dia 7 de Junho, em duas sessões — às 10h30 e às 15h00 — no Centro Cultural Franco-Moçambicano, na Cidade de Maputo.
Depois de encantar o público com adaptações baseadas em Os Saltimbancos, de Chico Buarque, o TP50 dá continuidade à jornada dos personagens Burro, Cão, Galinha e Gato, agora acompanhados por uma nova figura: o Gala Gala Matreco.
Com texto de Mia Couto e música original de Sérgio Castanheira e Cheny Wa Gune, o espectáculo promete uma fusão vibrante de teatro, música e dança, oferecendo ao público uma história repleta de criatividade, humor e esperança.
A direcção artística é de António Prista, com encenação de Josefina Massango, coreografia de Eugénio Macuvele e direcção musical a cargo de Castanheira e Wa Gune.
No elenco, destacam-se os actores Samuel Nhamatate, Fernando Macamo, Sufaida Moiane, Tandi Prista e Arménio Matavele. A interpretação musical será garantida por uma banda composta por:
– Albano Gove (baixo),
– Américo Sambo (bateria),
– António Prista (guitarra acústica),
– Ebenezer Sengo (guitarra eléctrica),
– Sarmento de Cristo (sax alto),
– Timóteo Cuche (sax tenor),
– Catarina Rombe (flauta),
– Sérgio Castanheira (trombone),
– Cheny Wa Gune (timbila)
– e Nicolau Cauneque (teclado).
As vozes que darão vida às canções são de Letícia Deozina, Eugénio Sumbane, Mário Mate e Beatriz Mate.
Gala Gala Matreco é uma proposta pensada para toda a família, onde a arte encontra a brincadeira, e a música conta histórias de liberdade e união.